FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

13/04/2012

VIPAL INICIA PRODUO DE PNEUS PARA MOTOS

VIPAL INICIA PRODUO DE PNEUS PARA MOTOS

Dominar todo o ciclo de vida de um pneu, da produção até a destinação adequada do pneu inservível. A Vipal, com know-how de quase 40 anos no segmento de reforma de pneus, está capacitada a este desafio. Reconhecida como líder na América do Sul e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar, a Vipal está produzindo agora pneus para motocicletas. Inicialmente a gama de produtos conta com oito modelos, e serão 22 até o final de 2012 para atender aos principais tipos de motocicletas.
Este é o passo inicial do planejamento da Vipal em fabricar todos os tipos de pneu, entrando definitivamente para o segmento de pneus novos. Os pneus de motocicleta estão sendo produzidos na planta industrial de Feira de Santana (BA), e a empresa planeja produzir também modelos de passeio e agrícola na fábrica do Rio Grande do Sul.
Por conta de um avanço natural de seu segmento de atuação, a Vipal vem atender a uma demanda por pneus que ofereçam resistência, durabilidade e segurança em um mercado que apresenta um crescimento constante da frota de motocicletas em todas as regiões.
Desde novembro de 2011 os pneus já estão sendo produzidos. A comercialização começou em janeiro deste ano, quando os primeiros lotes foram entregues aos distribuidores para atender ao mercado de reposição. A cooperação entre Vipal e Fate permitiu a troca de informações para o desenvolvimento do produto.

Sobre a Vipal
A Borrachas Vipal foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. A Vipal exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte e Europa.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.
Compõem o Grupo Vipal: Borrachas Vipal, Banco Vipal e BR Plásticos Participações. O grupo tem participação nas empresas Duroline (lonas para freio) e Fate (pneus novos). Junto com a argentina Fate está constituindo a primeira indústria binacional de pneus, que vai gerar mil novos empregos, no Rio Grande do Sul, na produção de pneus para automóveis e máquinas agrícolas.


Sobre a Fate
Da parceria entre a empresa brasileira Borrachas Vipal e a argentina Fate S.A.I.C.I. surge a primeira fábrica de pneus de capital binacional do país. A Fate Pneus do Brasil nasce com a força e o apoio tecnológico de dois dos grandes grupos líderes em seus segmentos nos seus países. A iniciativa da Vipal foi aliar sua liderança e longa experiência no mercado de reforma de pneus a uma marca tradicional de alto padrão de qualidade de fabricação de pneus novos.
A Fate surgiu na Argentina em 1940, e, atualmente, faz parte de um importante grupo empresarial argentino junto com a Aluar, único produtor de alumínio primário da Argentina e principal empresa manufatureira deste metal. No país, a Fate é líder na fabricação e exportação de pneumáticos, além de ser a única fabricante argentina de pneus radiais de carga. Possui a maior e mais moderna planta industrial, localizada em San Fernando, a 30 km da cidade de Buenos Aires. A capacidade produtiva supera os 5 milhões de pneumáticos por ano. A Fate emprega de forma direta cerca de 1,6 mil pessoas de diversos graus de qualificação profissional e técnica.
 

Fábrica no Brasil
No Brasil, a fábrica será sediada no Rio Grande do Sul. O projeto consiste em uma planta industrial, fundamentada na tecnologia de produção de pneus automotivos e agrícolas. Serão produzidos pneus automotivos e de caminhonetes comuns nas medidas utilizadas no mercado, bem como pneus agrícolas também visando o mercado nacional de máquinas agrícolas e implementos. O objetivo é atender a demanda de montadoras e do segmento de reposição.
Os produtos Fate já são conhecidos no mercado brasileiro através de importação há 20 anos, e contam, desde 2009, com a força de vendas do Grupo Vipal. A Fate do Brasil pretende atingir uma parcela significativa do market share do mercado de pneus no País. O objetivo é fortalecer a marca no mercado nacional através de parceria com varejistas e distribuidores.
 

COMPARTILHE: