FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

10/04/2012

VIPAL E FATE LEVAM NOVIDADES E PRODUTOS EXCLUSIVOS

VIPAL E FATE LEVAM NOVIDADES E PRODUTOS EXCLUSIVOS

Parceiras, empresas terão estandes conjugados durante o evento.

Sustentabilidade será um dos principais motes da Vipal.

Alta tecnologia e sustentabilidade do transporte. Com este olhar que alia modernidade e responsabilidade ambiental, Vipal e Fate Pneus do Brasil participam da 10ª edição da Feira Internacional da Indústria de Pneus, a Pneushow-Recaufair. O evento, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), de 11 a 13 de abril. é considerado o mais importante da América Latina para a indústria pneumática. Neste ano, Vipal e Fate terão seus estantes conjugados, facilitando o acesso de clientes e visitantes e reforçando a parceria entre as duas empresas. Além disso, as marcas apresentarão ao mercado toda sua gama de opções de produtos e serviços, que contemplam todos os tipos de pneus: passeio, carga, agrícola e OTR.

Empresa brasileira líder na América do Sul e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar – a Vipal vai apresentar durante o evento novidades e produtos exclusivos, sempre gerando opções de redução de custos no transporte. Entre os lançamentos da marca para o evento estão as novas linhas de reforma ECO, que vêm complementar a já reconhecida linha de bandas pré-moldadas ECO. Outra grande novidade dentro deste conceito são os remendos, produzidos em sua totalidade com o dobro de matérias-primas de fontes renováveis, percentual que pode chegar a 90% em alguns itens da linha. Todos os produtos têm etiqueta com a identificação da linha ECO, atestado de que economizam recursos naturais.

A Fate Pneus do Brasil, tradicional fabricante argentina de pneumáticos e parceira da Vipal no Brasil, estréia na Pneushow-Recaufair também levando novidades. Além de apresentar seus pneus de carga para caminhões e ônibus e de passeio, a empresa lançará duas novas linhas de passeio: a Eximia by Pininfarina, para automóveis, e a Avantia AR-410, para caminhonete, SUV e 4X4.

Confira abaixo as novidades e produtos que Vipal e Fate levarão à Pneushow-Recaufair:


VIPAL

Lançamentos:

Linha de reforma ECO

Ligação MB/AC: Utilizada em reformas a quente e a frio para fazer a junção da banda de rodagem com a carcaça do pneu, a borracha de ligação MB/AC (metal-borracha/autoclave) apresenta perfeita aderência aos cabos de aço de pneus radiais.

Perfil MB/AC: Massa especial que faz o nivelamento da carcaça do pneu, preparando-a para receber a banda de rodagem e/ou material de reparo. Utilizada em reformas a quente e a frio, a borracha de ligação MB/AC (metal-borracha/autoclave) Perfil é aplicada por meio de miniextrusoras no preenchimento das escareações.

Anti-quebra MB/AC: Massa diferenciada com elementos antifadiga, a borracha de antiquebra é utilizada no calço do ombro dos pneus em reformas tanto a quente quanto a frio, já que sua curva de vulcanização é adequada para ambos os processos.

Linha de remendos ECO

Produto inovador no mercado, os remendos ECO são filmes protetivos para pneus feitos à base de fontes renováveis. Assim, utilizam menos insumos agressivos à natureza em todos os produtos da linha e o dobro de matérias-primas verdes que o habitual, chegando até 90% em alguns itens. A alta tecnologia usada na fabricação destes remendos faz com que, em sua composição, contenham carbono originário de uma fonte vegetal renovável. O teor de óxido de zinco reduzido, elemento tóxico usado na fabricação de compostos de borracha, também é bastante reduzido neste produto.

Outros produtos:

Linha ECO garante mais economia
Entre os produtos exclusivos da Vipal apresentados na Pneushow-Recaufair 2012 estão as bandas pré-moldadas da linha ECO. Identificadas com uma linha tracejada verde e uma etiqueta com o nome ECO, a banda é um produto pioneiro que vai além da economia com a reforma, pois contribui também com o meio ambiente e com sucesso da atividade do transporte.

“Testes realizados com as bandas ECO comprovam uma economia de até 10% no consumo de combustível e um ganho de até 6% no rendimento quilométrico. No entanto, para a Vipal, os melhores indicadores são os depoimentos dos próprios transportadores”, ressalta Eduardo Sacco. Alguns frotistas compartilham com a Vipal o benefício que tiveram na redução de seus custos ao utilizar as bandas ECO, como a ErenoDörr e a Transportadora Giomila.
Bandas Exclusivas

DV-RT2: Com desenho exclusivo, a DV-RT2 foi desenvolvida para pneus radiais em eixos de tração. Esta tecnologia proporciona maior tração até o desgaste avançado do desenho, e sua maior área de contato com o solo possibilita um ganho no rendimento quilométrico. Outros detalhes DV-RT2 foram projetados cuidadosamente para oferecer um produto mais adequado às necessidades do mercado, como menor ângulo de inclinação nos ombros, possibilitando maior área de contato com o solo e nos incavos, o que o faz reter menos objetos. Os incavos também vêm com fundo arredondado, garantindo maior sustentabilidade aos gomos. As amarrações mais baixas entre os gomos é outra vantagem, pois gera uma maior tração até o final da vida útil do pneu.

DV-UM3: Com desenho exclusivo Vipal, é utilizada para reforma de pneus de ônibus e caminhões do segmento urbano. Um dos principais aspectos da DV-UM3 é a melhor dispersão de calor, que contribui para a preservação da carcaça e possibilita maior vida útil ao pneu. Com sulcos projetados para minimizar a retenção de pedras e objetos, proporciona maior proteção à carcaça contra avarias. Esta nova tecnologia possibilita maior área de contato com o piso e, consequentemente, maior rendimento quilométrico.

DV-RM: Já a banda pré-moldada DV-RM, também com desenho exclusivo, é utilizada para reforma de pneus de ônibus e implementos rodoviários. Sua característica de ser mais leve preserva a carcaça, aumentando o índice de recapabilidade. Outro atributo da DV-RM é a profundidade, pois foi projetada para reduzir o consumo de combustível e aumentar a vida útil do pneu. Também possibilita maior área de contato com o piso, o que gera um maior rendimento quilométrico.

Manchões para reparo

Elaborados de acordo com a necessidade de recuperação sem prejudicar a flexibilidade, acompanhando a rigidez de cada área do pneu, os manchões são desenvolvidos para reparar danos nos pneus de maneira que estes voltem a ter a mesma resistência à capacidade de carga original. A Vipal oferece diversos tipos para todos os pneus radiais e diagonais de passeio, carga, agrícola e OTR, que podem ter dois métodos de aplicação: a quente e a frio. Durante o evento, a Vipal irá expor um painel com todos os seus modelos de manchões, como o Manchão RA (Radial Aramida), o Manchão MA (Manchões Agrícolas), o Manchões RAC Terraplenage e o Manchão RS (Radial Steel), além dos modelos RAC (Radial Centralizado), MT (Manchão Terraplenagem), VD (Vipal Diagonal) e Manchões VT (Vipal Terraplenagem).


FATE

Lançamentos:

Eximia by Pininfarina - Linha Passeio para Automóveis

Assinado pelo estúdio italiano responsável pelo design dos carros mais luxuosos do mundo, o Eximia by Pininfarina é o pneu de ultra-high performance destinado àqueles que reconhecem o valor de um pneu de tecnologia e design diferenciados. Além de se destacar pelo sofisticado desenho de sua banda de rodagem assimétrica, o Eximia by Pininfarina conta com a tecnologia Green System, enquadrando-se nos chamados “pneus ecológicos”, que emitem menor quantidade de CO2, além de se adaptarem melhor ao pavimento. É ideal para quem deseja exclusividade, segurança e conforto. A linha abrange toda a faixa de veículos de alta gama e, em breve, estará disponível para rodas de 18 polegadas.

AVANTIA AR-410 - Linha Passeio para caminhonete, SUV, 4X4

Na Pneushow-Recaufair, a Fate apresenta o AVANTIA AR-410, nova linha de passeio destinada a carros como caminhonete, SUV, 4X4, Seu design robusto de carcaça de rodagem lhe confere excelente flexibilidade, além de fazer com que suporte extremas exigências comuns a esse tipo de serviço. Além da segurança de marcha, o Avantia oferece excelente rendimento quilométrico.

Outros produtos:

Linha Carga (para transporte)
FATECARGO SR-200: Com a sua banda de rodagem superlarga, o pneu de eixo direcional FATECARGO SR-200 proporciona um desgaste uniforme e excelente rendimento quilométrico. Além disso, seus amplos canais garantem o perfeito escoamento d’água. Além disso, garante máxima tração e grande estabilidade sob as mais diversas condições climáticas.

FATECARGO SU-100: Para asfalto e serviço urbano, o recém-lançado FATECARGO SU-100 oferece excelente conforto de marcha, com o mínimo nível de ruído e vibrações. Encontra-se disponível na medida 275/80 R 22,5.

FATECARGO DC-480 e FATECARGO SC-240: Já, para o transporte de cargas pesadas para curtas e médias distâncias, a Fate levará à feira o pneu para eixo direcional FATECARGO SC-240 e o pneu trativo FATECARGO DC-480, ambos de uso misto que, agora, podem ser encontrados também na medida 275/80 R 22.5.

FATECARGO TR-500: Pneu de perfil baixo para uso em semi-reboque e ônibus, conta com cintas de aço de última geração que evitam desgastes irregulares. Além isso, o seu design de carcaça garante uma distribuição uniforme de pressão sobre o pavimento.

FATEXPRESS SR-200 e FATEXPRESS DR-400: Para caminhões leves e micro-ônibus, a Fate traz o pneu de uso em eixos livres de alta performance FATEXPRESS SR-200, composto de carcaça de última geração, oferecendo maior durabilidade. Da mesma linha, o FATEXPRESS DR-400 garante máxima tração com seus ombros abertos e elementos hexagonais.

Linha Passeio (Automóveis):
Sentiva AR-360: De alto rendimento quilométrico, conta com a tecnologia Dual Traction System, a qual permite atribuir uma função para cada setor da banda de rodagem, dentre estas, maior aderência a curvas e maior capacidade de escoamento d’água.

Eximia AR-620: Enquadrado na categoria de pneus ultra-hight performance, conta com um desenho direcional ultrasensível que garante estabilidade absoluta em máximas velocidades, além de superior capacidade de frenagem. O diferenciado design de sua banda de rodagem o faz o pneu ideal para aqueles que desejam um rodar esportivo seguro e, ao mesmo tempo, sofisticado.

Linha Passeio (caminhonete, SUV, 4x4)
Para caminhonetes, 4x4 e SUV, a Fate apresentará soluções levando ao evento os modelos de pneu Range Runner MT, com melhor domínio no barro, terrenos arenosos e com pedras a sua inigualável capacidade de tração em condições adversas; e o Range Runner ATR, desenhado para oferecer alta confiabilidade na estrada e com eficiente desempenho para uso misto entre on-road e off-road.


Sobre a Vipal

A Borrachas Vipal foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e cinco centros de distribuição no Brasil. A Vipal exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte e Europa.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.
Compõem o Grupo: Borrachas Vipal, Banco Vipal e BR Plast Participações. O grupo tem participação nas empresas Duroline (lonas para freio) e Fate (pneus novos). Junto com a argentina Fate está constituindo a primeira indústria binacional de pneus, que vai gerar mil novos empregos, em Guaíba (RS), na produção de pneus para automóveis e máquinas agrícolas.


Sobre a Fate

Da parceria entre a empresa brasileira Borrachas Vipal e a argentina Fate S.A.I.C.I. surge a primeira fábrica de pneus de capital binacional do país. A Fate Pneus do Brasil nasce com a força e o apoio tecnológico de dois dos grandes grupos líderes em seus segmentos nos seus países. A iniciativa da Vipal foi aliar sua liderança e longa experiência no mercado de reforma de pneus a uma marca tradicional de alto padrão de qualidade de fabricação de pneus novos.
A Fate surgiu na Argentina em 1940, e, atualmente, faz parte de um importante grupo empresarial argentino junto com a Aluar, único produtor de alumínio primário da Argentina e principal empresa manufatureira deste metal. No país, a Fate é líder na fabricação e exportação de pneumáticos, além de ser a única fabricante argentina de pneus radiais de carga. Possui a maior e mais moderna planta industrial, localizada em San Fernando, a 30 km da cidade de Buenos Aires. A capacidade produtiva supera os 5 milhões de pneumáticos por ano. A Fate emprega de forma direta cerca de 1,6 mil pessoas de diversos graus de qualificação profissional e técnica.

Fábrica no Brasil
No Brasil, a fábrica será sediada no parque industrial de Guaíba, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O projeto consiste em uma planta industrial, fundamentada na tecnologia de produção de pneus automotivos e agrícolas. Serão produzidos pneus automotivos e de caminhonetes comuns nas medidas utilizadas no mercado, bem como pneus agrícolas também visando o mercado nacional de máquinas agrícolas e implementos. O objetivo é atender a demanda de montadoras e do segmento de reposição.
A Fate Pneus do Brasil irá gerar, em breve, muitos empregos em suas linhas de produção, bem como indiretos durante o período de construção. Atualmente gera cerca de 80 empregos diretos distribuídos entre Comercial, Administrativo, Logística e Projeto. Os produtos Fate já são conhecidos no mercado brasileiro através de importação há 20 anos, e contam, desde 2009, com a força de vendas do Grupo Vipal. A Fate do Brasil pretende atingir uma parcela significativa do market share do mercado de pneus no País. O objetivo é fortalecer a marca no mercado nacional através de parceria com varejistas e distribuidores.

Sustentabilidade
Como contribuição sustentável, a Fate Pneus do Brasil iniciará as atividades com o sistema de gestão de meio ambiente ISO 14000. Quanto aos pneus inservíveis, já gerados hoje através do processo de importação, seu destino final será homologado junto aos órgãos regulamentadores através do seu próprio PGP (Programa de Gestão de Pneus Inservíveis). As inovações tecnológicas, características marcantes da Fate na Argentina serão empregadas no processo produtivo da fábrica da Fate Pneus do Brasil através do resultado da sinergia e conhecimentos da Vipal e da Fate Argentina, bem como da incorporação de tecnologia de ponta de provedores de equipamentos nacionais e internacionais. Ambas as empresas possuem certificados internacionais de qualidade mundialmente reconhecidos.
 

COMPARTILHE: