FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

05/09/2018

LOGÍSTICA REVERSA PRATICADA PELA VIPAL BORRACHAS TIRA MAIS DE 300 TONELADAS DE PNEUS INSERVÍVEIS DO MEIO AMBIENTE

LOGÍSTICA REVERSA PRATICADA PELA VIPAL BORRACHAS TIRA MAIS DE 300 TONELADAS DE PNEUS INSERVÍVEIS DO MEIO AMBIENTE

Mais de 300 toneladas de pneus são encaminhados todo mês para reciclagem. Este grande volume é devidamente direcionado à destinação correta pela Vipal Borrachas através do processo de logística reversa. Por conta da fabricação de pneus de moto, que a empresa produz em sua unidade fabril de Feira de Santana, Bahia, a mesma tem a responsabilidade de recolher o volume correspondente de pneus inservíveis, conforme determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. Conforme a resolução, os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitário superior a dois quilos, são obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional.

 

“A partir da entrada em vigor desta resolução, para cada pneu novo comercializado para o mercado de reposição, as empresas fabricantes ou importadoras deverão dar destinação adequada a um pneu inservível”, explica Flávia Queiroz, Analista de Meio Ambiente na fábrica da Vipal em Feira de Santana. “Para efeito de controle e fiscalização, a quantidade deve ser convertida em peso de pneus inservíveis a serem destinados, aplicando-se, inclusive, o fator de desgaste de 30% sobre o peso do pneu novo produzido ou importado”, conclui.

 

Por meio de empresas terceirizadas, que executam o recolhimento deste material em todo o território nacional, os pneus retornam a indústrias que reaproveitam a matéria-prima para diversos fins, como base asfáltica, tapetes e pisos emborrachados, solados para sapatos, grama sintética, lonas, entre outros.

 

Fonte: Marta Becker Comunicação Corporativa

COMPARTILHE: